LIBERDADE DE EXPRESSÃO



LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pensamentos 1

Analizar uma pessoa nas entrelinhas, é verificar o que ela dizia antigamente, o que diz hoje, com suas atitudes nas respectivas épocas, o que estiver incongruente é o que está nas entrelinhas... se observarmos melhor, veremos que algumas entrelinhas são complicadas.... revela o verdadeiro carater da pessoa, pq ninguém consegue fingir o tempo todo, e nem mentir o tempo todo, uma hora ela se entrega.Quanto mais nos aproximams de alguem é que realmente podemos analizar estas entrelinhas. Por isso que não me iludo com lindos discursos, ou belo sorrisos... o Arruda discursava muito bem, tinha um carisma fantástico, porém um carater altamente corrompido. A bíblia nos ensina a DISCERNIR OS ESPÍRITOS ( Isso significa DISCERNIR AS PESSOAS).

SHALOM ADONAI

Leumane Rabelo

Continua...

domingo, 25 de dezembro de 2011

O SIGNIFICADO DO NASCIMENTO DE JESUS

Isaías 7:14 “Portanto o SENHOR mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho , e lhe chamarás Emanuel”.

          Nesta data, onde nos reunimos com nossos familiares, trocamos presentes, comemos bastante etc... é importante sempre temos em mente a necessidade de sempre estudarmos o verdadeiro sentido desta data tão celebrada no mundo: O NASCIMENTO D E JESUS.
         O profeta Isaías, podemos dizer que é o profeta messiânico, pois em quase todo seu conteúdo é diretamente ligado aos evangelhos e às cartas Paulinas, principalmente a Epístola aos Romanos.
         No tempo do rei Acaz, atacado por uma coligação inimiga, foi-lhe dado esta profecia através do profeta Isaías, no verso 01, de que o nascimento virginal de EMANUEL (que significa: Deus conosco, bem presente, real e verdadeiro), seria m sinal de que as professas feitas a Davi que sua semente viria o Messias, seriam cumpridas.
        Tendo este princípio como base para nosso pensamento, podemos ponderar:

01) O Nascimento de Jesus – Cumprimento das profecias dos profetas, atestando a veracidade das Escrituras Sagradas.

        Setecentos anos (700), antes da vinda do nosso SENHOR, Isaías profetizou o nascimento do Messias:

      Todas as profecias messiânicas falavam no mínimo detalhe sobre este evento tão celebrado pelos cristãos:
      Qual cidade, a morte das crianças, a fuga de sua família para o Egito, a morada de sua família em Nazaré, a vida de João Batista, a morada de sua família em Cafarnaum, seus milagres, sua morte e ressurreição, se cumpriram detalhadamente.

Miquéias 5:2 “E tu, Belém Efrata, pequena demai para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Oséias 11:1 “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu Filho”.


     Várias outras profecias de Jeremias e de Isaías, e outras demais, atestam que as Escrituras Sagradas, SÃO INFALÍVEIS.

02) O Nascimento de Jesus – Atesta que DEUS é soberanamente PODEROSO,  e para Ele NADA é IMPOSSÍVEL

    Todos que já estudaram um pouquinho, sabem que para se ter um bebê, precisa-se de gametas masculinos e femininos, ou seja, ter material genético do homem e da mulher...
     O nascimento de Jesus foge toda a lógica e as leis da Natureza, da Ciência e da tecnologia, confundindo os mais sábios cientistas e geneticistas, porém, pelo Seu Grande e Soberano Poder, Deus, se Encarnou no ventre de uma virgem, Maria, sem nenhuma ação do homem, e alguns meses depois, nasce um menino com todas as características de um ser humano normal, é ou não é um MILAGRE?
     Portanto somente pela Fé, é que podemos conceber tal entendimento desta Revelação Divina, como também podemos entender a Criação do Universo.

Hebreus 11:3 “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de DEUS, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”.

Lucas 1:37 “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”.


03) O Nascimento de Jesus – Significa o interesse de Deus pelos homens

        Devido à queda do homem, sua desobediência e rebeldia, que aconteceu lá no Jardim do Eden, criou-se um abismo o separando de Deus.

DEUS: infinito, eterno, ilimitado, Todo-Poderoso, puríssimo, sábio, amor, perfeito em todo seu ser.

Homem: Pecador, limitado, impuro, finito, egoísta, rebelde, desobediente, pequeno, criatura, e devido ao pecado, inimigo de Deus, obstinado, corrompido (Romanos 3:23, 5:12 e 6:23).

       Apesar deste imenso abismo, tabernaculou em forma humana, se esvaziando, e se sujeitando ao cumprimento à lei (João 1:1, Filipenses 2:5-9).

        Portanto, não há maior sinal do interesse de Deus pelos homens do que o Nascimento de Jesus.


04) O Nascimento de Jesus – É um sinal de que Deus veio Salvar o Seu povo dos pecados deles

Emanuel – é chamado no Novo Testamento de “JESUS” que em hebraico significa “Salvador” (Mateus 1:21).

              Jesus veio salvar os eleitos dos pecados, conforme determinação de Deus (Efésios 1:3-14)

              É um sinal indubitavel de que Deus é fiel para com seu Povo Eleito e Escolhido.

            Deus nos amou incondicionalmente, e através de sua Graça, derramou em nós o seu amor , fazendo com que nós também pudéssemos amá-lo, e este amor, esta Graça, nos deu a fé necessária para crermos n´Ele para que sejamos salvos. Somente Deus tem este poder e sua Graça é impossível do coração do homem resistir por muito tempo, pois para Deus, quando Ele determina, NADA pode impedir seu propósito, nem a dureza do coração do homem (Jeremias 23: 29 “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?”

         Deus manifesta sua Graça através da Palavra de Deus, pois é por meio dela que a Fé é gerada em nossos corações.


CONCLUSÃO

         Portanto, todos os salvos em Jesus, celebrem ao nosso Salvador, Emanuel – Deus Conosco, e a cada dia, venhamos a adorá-lo, em Espírito de Verdade, através da entrega diária, do carregar a nossa cruz, de anunciar o Evangelho de Cristo e a testemunhar as dádivas espirituais que Ele nos concede a cada dia, através de Sua Graça e Misericórdia, porque o Nascimento de Jesus nos mostra que as Bíblia é infalível e verdadeira, que Ele veio para nos redimir dos nossos pecados, que Deus se importa com os homens e que Nada é Impossível para Deus, que as promessas d´Ele, serão TODAS cumpridas.

         Para aqueles que ainda não tem a certeza da Salvação ou do sentido verdadeiro do Natal e o que ele representa, entregue sua vida a Ele, declare-o com sua boca e creia em seu coração que ELE É O ÚNICO SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA, e com o coração arrependido verdadeiramente, peça PERDÃO de seus pecados , faça essa oração que serás selado com o Espírito Santo e a partir de então, começarás a entender melhor o que as Escrituras dizem a respeito de Cristo e então terás uma vida em abundância, com libertação de vícios e da escravidão do pecado.

        Um Feliz Natal, e que Jesus Reine em nossos corações a cada dia, nos transformando em pessoas melhores e mais obedientes à Ele.


sábado, 24 de dezembro de 2011

Sobre o Natal

   Véspera de Natal, em toda mídia e nas ruas se falam do "Espírito do Natal"... pessoas ficam mais sensíveis, fazem caridade alguns dias que antecedem, às 00h trocam abraços presentes, choram, fazem declarações de amor, etc... no outro dia curtem seus presentes, uma semana depois, o "Espírito do Natal" se vái, para então vir o "Epírito do Ano Novo", o que semana passada era "celebração para Jesus"... se desfaz e começa-se a fazer oferendas para "espíritos demoníacos" com nome de "orixás e "santos" e "santas", regado a orgia, sensualidade, sexo, bebedeiras e muito mais, vem então mês depois, um espírito mais demoníaco, o do Carnaval, sensualidade , álcool, prosmiscuidade, drogas, culto a demônios... essa é a sociedade e a mídia que mais de 80% da população mundial que em um dia "lembra de Jesus" e o restante do ano o deixa de lado. Um exemplo claro, é no CD, na parte de   agradecimento, Leo, da dupla Vitor & Leo, agradece primeiro à "rainha mãe - Maria" só depois fala de Jesus, só que foi Jesus que morreu na Cruz... uma falta de identidade, uma cegueira espiritual, uma prisão na liberdade de pecar, esta é a sociedade que, mesmo sem saber, geme pela manifestação dos Filhos de Deus, anunciando o verdadeiro Evangelho, o de Jesus, não o do espiritismo, do sincretismo religioso, não o da falsa piedade, mas sim  o EVANGELHO da RESSUREIÇÃO, da VIDA ETERNA, do PERDÃO, DO AMOR - DA LUZ.
    Então, como Labaredas de Fogo, nós, habitantes do Reino de Deus, devemos mostrar o Verdadeiro Amor, que lança fora todo medo, nos amando como JESUS NOS AMOU E ENSINOU - João 13:34.

NATAL - não é um "espírito" para nos manter bonzinhos por um determinado período,

NATAL - é celebrar JESUS CRISTO, TODOS os dias de nossas vidas, demonstrando o amor, andando em santidade de acordo com as Escrituras.

FELIZ NATAL A TODOS!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aprendendo sobre os DONS ESPIRTUAIS

DONS ESPIRITUAIS

TEXTOS CHAVES:

E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. (Ef 4.7,8).

1 Co 12. 1,4,5,7,8-12,14,15,17, 24,25, 28-31

Rm 12:3-8  ;  Ef 4:11


INTRODUÇÃO


     No capítulo 12 de 1 Corintios, o Apóstolo Paulo, vem corrigir alguns erros que estavam acontecendo naquela comunidade de fé com respeito aos dons espirituais, onde, esta comunidade estavam vivendo uma grande manifestação dos dons, porém, muitos estavam os utilizando de maneira errônea visando a ostentação e o espetáculo.
   O Estudo dos Dons Espirituais é muito empolgante, pois adentramos numa realidade “mística” do Evangelho, de algo que se faz dentro de nós a partir do nada; também empolgante, pois deslumbramos capacidades e poderes que excedem nossa compreensão, que estão além de nós mesmos e que às vezes experimentamos em nossa própria existência. Some-se a isto a obscuridade que reveste o assunto, as polêmicas em torno do entendimento correto dos dons do Espírito e suas diversidades.
    Estudar os Dons Espirituais é algo muito amplo, pois é um assunto que possui vários aspectos, vertentes, que precisam ser examinados. Dentre estes aspectos podemos perguntar: Quantos dons existem na Bíblia? Quantos são contemporâneos? Pode-se perguntar ainda: Quais os tipos de dons? Que categoria existe entre eles? Como se classificam? O que significa cada um deles? Estas são algumas perguntas que revelam a multiplicidade de portas de entradas para o estudo dos dons.
   Diante deste quadro, cremos ser de grande importância compreender bem o ensino bíblico à respeito dos dons espirituais. Tomando a primeira carta de Paulo aos Coríntios, cap 12, temos as seguintes razões para este estudo:

1) Discernir entre os verdadeiros e os falsos carismáticos (possuidores de dons);

2) Entender de onde e de que forma se procede os dons;

3) Verificar a variedade dos dons e a “importância” de cada um;

4) Entender para que serve os dons;


1) Definição de Dons


a) Natureza dos Dons - Ef 4:7,8 / 1 Co 12:11

   Os dons não surgem do nada, como novidade no Novo Testamento, são antes manifestações conhecidas desde o Antigo Testamento, na sua maioria. A diferença reside na freqüência operacional deste na vida da comunidade de fé. Enquanto no Antigo Testamento se presenciavam manifestações esporádicas, no Novo Testamento constituem a base de dinamismo, serviço e unidade dentro do Reino de Deus.
   Portanto, a natureza dos dons, procede UNÍCA E EXCLUSIVAMENTE DE DEUS. Isto significa, que uma pessoa, só poderá ter um dom se Deus assim o lho der.
   Cabe ressaltar, que na disposição das funções trinitárias (Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo), o ESPÍRITO SANTO é o encarregado na distribuição dos dons. ( 1 Co 12:11)
Uma questão importante, é se uma pessoa não crente pode ou não ter dons do Espírito Santo.

Segundo o teólogo reformador João Calvino “Pois ninguém , que fala pelo Espírito de Deus, pode amaldiçoar a Cristo; em contrapartida, ninguém pode honrar a Cristo, exceto pelo Espírito de Deus. Afirmar que Jesus é anátema significa pronunciar blasfêmia contra ele. Afirmar que Jesus é Senhor significa falar dele com honra e reverência, visando a exaltar sua majestade”... Neste ponto, Calvino afirma que uma pessoa, no que diz respeito à influência do Espírito Santo, pode até cantar louvores a Jesus e honrá-lo com lábios, cita ainda o exemplo de Judas Escariotes, isto significa que tem um dom de mero conhecimento factual (=intelligentiae), porém o dom da regeneração é quando a pessoa é realmente regenerada, nascida de novo, pelo Espírito Santo.

     Outra prova, bíblica, de que uma pessoa pode manifestar os dons do Espírito Santo, e não ser salva, é em Mateus 7:21-23.
    Cabe ressaltar aqui, que em via de regra, os dons são dados aos que realmente são regenerados pelo Espírito de Deus.
     A obra salvífica nos reconciliou com Deus e com o nosso próximo, derrubando a barreira da inimizade e da desigualdade (Ef 2.11-22). Todavia, é interessante observar que todas estas bênçãos nos foram asseguradas pela inserção do Espírito em nós, o qual nos redime e nos unifica em Cristo (Ef 1.13, 2.18).
     A redenção o Espírito aplica em nós através da regeneração e a unidade e aperfeiçoamento do Corpo de Cristo por meio dos dons, administrados soberanamente por Ele.


b) Definição

   Como vimos, os dons espirituais são resultados direto dos propósitos salvíficos de Deus desde o Antigo Testamento, não sendo uma espécie de manifestação nova no Novo Testamento, mas apenas cumprimento de profecias veterotestamentárias.
   A palavra grega de onde deriva o termo “dons” é carisma,twn, “charismáton”, referindo-se a “dons da graça de Deus”, e que portanto, não é resultado do nosso merecimento, nem alguma forma de recompensa por nosso esforço na fé.
Com base no que vimos, podemos, agora, definir dons como:

 
“ a capacitação variada e diversificada dada por Deus ao seu povo, por meio da ação e administração soberana do seu Espírito, a fim de promover a sua glória no mundo, revelando e executando sua vontade, e a unidade e aperfeiçoamento do Corpo de Cristo no serviço prestado ao seu Deus. “Um dom espiritual, então, é mais do que uma possessão, é um canal através do qual o Espírito Santo ministra para Sua igreja. Isto significa que Ele escolheu edificar a Igreja.”

(Fred G. Zaspel, Dons Espirituais, in: http://www.monergismo.com/textos/dons_espirituais/dons1_zaspel.htm

2) Algumas distinções necessárias

i) Dons do Espírito e Dom do Espírito

    Os dons do Espírito não são iguais ao dom do Espírito. Em Atos 2:38 Pedro diz para aqueles que inquiriram sobre a salvação, “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. O “dom” (singular) do Espírito é simplesmente o próprio Espírito Santo. O próprio Espírito Santo era o Dom prometido para todos aqueles que cressem em Jesus. Jesus falou disto em diversas ocasiões. João 7:38-39 registra uma dessas.

 
ii) Dons e Fruto

   Nem devemos confundir os dons do Espírito com o fruto do Espírito. Os dons são serviços para serem prestados aos outros; “fruto” fala das graças ou traços característicos de uma pessoa habitada pelo Espírito Santo. Quando o Espírito de Deus toma residência num homem, Ele não somente o capacita para servir, mas também começa a cultivar a santidade, a evidência de que é um solo profundo, o “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). Tanto o fruto como os dons são essenciais. Ambos são manifestações da habitação do Espírito. Mas os dois não são a mesma coisa.

iii) Dons e Talentos

    Qual a diferença entre um dom e um talento? É freqüentemente dito que nós nascemos com certos talentos, habilidades naturais, mas quando nascemos de novo é nos dado dons espirituais — talentos sendo naturais e dons sendo sobrenaturais. É interessante que tal brilhante distinção nunca é descrita nas Escrituras. Ela é freqüentemente inferida ou apenas presumida, hoje, mas nunca declarada dessa forma nas Escrituras. E com todos os fatos examinados, parece que esta distinção é inútil e difícil, se não impossível, de se demonstrar.

Exemplo: Gálatas 1:15-16, por exemplo, declara, efetivamente, que Paulo foi dotado para pregar desde antes o seu nascimento. Mas este dom, obviamente, não foi exercitado até muitos anos depois. Certamente, ele, sem dúvida, pregava e ensinava antes de crer, mas tal pregação ou ensino recebeu inteiramente uma nova dimensão quando ele foi salvo. Ele tinha o dom (talento) desde o começo; ele se tornou “espiritual” quando ele se tornou espiritual. (Um homem “espiritual” é um cristão. Esta é a terminologia de Paulo em 1 Coríntios 2:14-15). Seus dons (os quais, sem dúvida, foram soberanamente dados também) “naturais” se tornaram espirituais simplesmente porque ele mesmo se tornou espiritual.



CONTEXTUALIZAÇÃO: qual é a diferença entre o que o seu professor de Escola Dominical faz para você todas as manhãs de Domingo e o que seu professor da faculdade lhe faz? A diferença é óbvia: o ensino do seu professor de Escola Dominical, ou do seu pastor — embora o mesmo talento, dom, possa ser usado numa sala de aula secular — tem uma dimensão totalmente diferente. Este ensino é espiritual e ministra para a igreja. O talento é o mesmo, mas recebeu uma nova dimensão e uma nova capacidade — uma capacidade para as coisas espirituais. Muitos professores se tornaram “espirituais” e assim ganharam a capacidade para ministrar para a igreja com o mesmo talento, o mesmo dom, que ele tinha desde o começo. Este talento simplesmente se tornou aprimorado em sua capacidade de servir à igreja eficazmente. Tornou-se espiritual.

   Assim o contraste não é absoluto; nem há distinções necessárias. Deus sabiamente e providencialmente equipa no nascimento; a dimensão espiritual é adicionada no novo nascimento, mas o talento em si mesmo é basicamente o mesmo.

iv) Importância e Hierarquia com relação aos Dons

    No texto de 1 Co 12.4-6 o apóstolo Paulo designa os carismas com três adjetivos diferentes os quais lhe atribuem propósitos. É importante frisar que tais adjetivos não se referem à classificação dos dons, mas aos propósitos que cumprem:

a. diakoniw/n, diaconion, diaconia (v.4). Como temos dito, os dons tem como propósito principal o serviço ao Corpo de Cristo. Através dos dons que o Espírito nos outorga temos a oportunidade de ajudar a comunidade de fé em Jesus a crescer, se desenvolver e aperfeiçoar, preservando a unidade. Os carismas devem criar “liga” na igreja, e não divisões.

b. evnerghma,twn, energemáton (v.5). Esta palavra grega refere-se a energia, força. Os dons servem ao propósito de energizar, ou dar força, à Igreja no cumprimento de sua missão. Por isso são entendidos como capacitações especiais do Espírito.

c. fane,rwsij, fanerois (v.6). Por fim, os dons têm a finalidade de “manifestar”, ou “fazer visível” o serviço prestado na comunidade na vida um do outro. Ou seja, eles têm por finalidade se manifestar na vida do outro, à serviço do outro.

v) Hierarquia com relação aos Dons

    Considerando a diversidade dos dons por causa das necessidades do Corpo de Cristo, podemos dizer que todos os dons são importantes, não havendo entre eles nenhum que seja insignificante. Todos são úteis e proveitosos.
   Todavia, tomando como referência a abrangência, existem dons mais importantes e menos importantes. Daí a razão do apóstolo Paulo insistir na necessidade de mostrar interesse em torno dos “melhores dons”. No final do cap. 12, vv.27-31, ele estabelece uma ordem hierárquica quanto aos carismas. É interessante observar que:

a. A lista não está completa, sendo tomado apenas alguns exemplos dentro da ordem que se estabelece.

b. A prioridade apontada se volta para os dons de maior abrangência (o corpo como um todo), na comunidade, indo depois para aqueles que atendem parte do corpo, até chegar naqueles que são individuais.

c. Dentro desta organização hierárquica o dom de línguas é o último, por sua pequena abrangência de serviço.

d. Apesar da hierarquização funcional, todos os dons são importantes para a Igreja de Cristo Jesus, não devendo nenhum ser desprezado.


3) Os Dons e suas Funções

Que “a quádrupla divisão de dons de fundamento, sustentação, serviço e sinal reconhece ainda mais a importante distinção entre os dons de fundamento temporários e os outros dons de sustentação que são permanentes, sendo antes uma parte da fase superestruturada da igreja, do que de sua fase fundacional de edificação” (Zaspel).

    Além disso, esta divisão distingue bem entre o que é o fundamento bíblico-teológico da Igreja (profetas e apóstolos) e aquilo que deve ser o trabalho de edificação/sustentação que decorre deles. Por fim, podemos dizer que esta divisão atende melhor à perspectiva da funcionalidade dos dons dentro do corpo de Cristo.
   Portanto, é melhor estudarmos os dons espirituais a partir da quádrupla distinção e as suas implicações para a vida da Igreja.

 RELAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS DONS


Textos: Romanos 12:3-8 ;   1 Corintios 12:8-11 e 28  ;   Efésios 4:11

FUNDAMENTO SUSTENTAÇÃO SERVIÇO SINAL


01 - FUNDAMENTO

Apóstolos
Profetas

02 - SUSTETAÇÃO

Evangelização
Ensino
Pastor-Mestre Liderança

03 - SERVIÇO
Governo
Exortação

Contribuição
Socorro
Misericórdia
Ministério (Serviço) Sabedoria

04 -  SINAL

Sabedoria
Conhecimento
Discernimento de espíritos
Milagres
Curas
Línguas
Interpretação de línguas

FUNÇÕES

a. Dons de Fundamento  -  Apóstolos e Profetas: esses dons não existem mais no sentido que o Novo Testamento os revela, pois a eles cabia a fundamentação bíblico-teológica da caminhada do povo de Deus. Era principal função daqueles que tinham tal dom a revelação da Palavra de Deus. Daí porque se diz que a Igreja de Cristo se fundamenta nos ensinos dos profetas e apóstolos, sendo ela mesma considerada uma Igreja Apostólica. Podemos encontrar variações destes dons em nossos dias, tais como a obra missionária e a pregação, mas de forma alguma se confundem com aquilo que estes carismas representavam para a Igreja neotestamentária.

b. Dons de Sustentação: evangelistas, pastores-mestres, ensino: são dons presente na vida da Igreja que procura expandi-la (evangelistas), fundamentá-la (ensino) e apascentá-la (pastor-mestre), a partir daquilo que foi ensinado pelos profetas e apóstolos, contextualizando a comunidade segundo a sua própria época de existência.

c. Dons de Serviço: carismas que dinamizam a vida do corpo de Cristo dando-lhe ordem, organização e praticidade, promovendo a unidade da Igreja através do serviço mútuo.

d. Dons de Sinais: têm por finalidade revelar a glória e o poder de Deus ao mundo segundo as necessidades de cada época e da comunidade. Não são dons comuns, nem freqüentes, porém, esporádicos e passageiros, cumprindo com propósitos específicos.

 OUTRO ASPECTO SOBRE OS DONS

Manifestos


Conceito:  Trata-se de dons que você já usou muitas vezes e que, de certa maneira já foram confirmados. É muito provável que os seus dons estejam de fato nessas áreas. Se você assumir alguma responsabilidade na igreja deve fazer o possível para que seja no exercício de dons correspondentes a essas áreas.

Latentes

Conceito: Os dons considerados latentes são aqueles com os quais você deveria fazer experiências e testes agora. Somente assim você irá descobrir se um deles faz parte, de fato, do seu conjunto de dons. Se houver uma oportunidade de realizar uma tarefa em que esses dons serão usados, aceite o trabalho.

 MANIFESTOS

1. Organização – esse dom capacita cristãos a entender os objetivos para áreas específicas do ministério e elaborar planos eficientes para alcançar esses objetivos. 1. libertação – esse dom capacita cristãos a ajudar pessoas que sofrem com opressões demoníacas a experimentarem libertação.

2. conhecimento – esse dom capacita cristãos a descobrir, coletar, analisar e formular informações e idéias que são importantes para o bem da igreja. 2. cura – esse dom capacita cristãos a servir como instrumentos por meio dos quais Deus restaura a saúde de pessoas doentes sem o uso dos meios da medicina.

3. ajuda – esse dom capacita cristãos a colocar suas próprias capacidades a serviço de outros cristãos, de modo que estes possam usar seus próprios dons de modo mais eficaz.,

4. sofrimento – esse dom capacita cristãos a sofrer pela sua fé mantendo uma disposição alegre e vitoriosa. 3. pastoral – esse dom capacita cristãos a assumir, a longo prazo, responsabilidade pessoal pelo bem espiritual de um grupo de cristãos.

5. hospitalidade – esse dom capacita cristãos a manter sua casa aberta e receber, de forma calorosa, pessoas que necessitam de hospedagem e alimentação. 4. missionário – esse dom capacita cristãos a usar seus outros dons em um contexto cultural diferente.,

LATENTES

1. aconselhamento – esse dom capacita cristãos a servir outros por meio da consolação, exortação e encorajamento, de modo que eles experimentem ajuda e cura.,

2. ensino – esse dom capacita cristãos a comunicar verdades relevantes para a saúde da igreja, de tal maneira que outros aprendam.,

3. milagres – esse dom capacita cristãos a servirem como instrumentos por meio dos quais Deus realiza obras poderosas que rompem as leis da natureza.,

4. profecia – esse dom capacita cristãos a receber e comunicar uma mensagem de Deus para o seu povo por meio do Espírito Santo.

5. serviço – esse dom capacita cristãos a reconhecer onde algo deve ser feito e colocar-se à disposição para o serviço.

6. discernimento – esse dom capacita cristãos a discernirem se um determinado comportamento tem origem divina, humana ou demoníaca.,

7. misericórdia – esse dom capacita cristãos a, por meio de ações práticas, demonstrar empatia para com aqueles que estão com problemas físicos, emocionais ou psíquicos. 10. fé – esse dom capacita cristãos a discernir a vontade de Deus para o desenvolvimento futuro do ministério com um grau incomum de confiança.,

8. sabedoria – esse dom capacita cristãos a ajudar pessoas a aplicar conhecimentos existentes a situações específicas.,

9. interpretação – esse dom capacita cristãos a reproduzir numa língua conhecida uma mensagem que alguém apresentou em línguas.,

10. liderança – esse dom capacita cristãos a estabelecer objetivos para a igreja, e comunicá-los aos outros de tal forma que trabalhem voluntariamente para alcançar esses alvos.


CONCLUSÃO

           Portanto, vimos a importância do correto entendimento bíblico a respeito dos Dons, onde, podemos ressaltar:

1) O cuidado para discernirmos os verdadeiros e os falsos carismáticos (que possuem dons espirituais);

2) Os dons procedem do Espírito Santo, soberanamente, para que haja edificação para o Corpo de Cristo;

3) Os dons devem nos unir, visão a UNIDADE do CORPO e não causar separação (1Co 12:26);

4) Todos os dons têm sua importância em comum, porém quanto à amplitude e responsabilidade não podem ser considerados igualmente.

5) Existe uma variedade de dons e que como integrantes do corpo de Cristo, TODOS possuem, ao menos 01 dom que pode ser usado em favor igreja.

    Longe da intenção de banalizar qualquer prática por mais que equivocada esteje, o estudo  a observânca criteriosa da Bíblia, gera-se como consequencia uma forma de pontuar, em amor, algo que está em discordância com as Escrituras Sagradas, tendo como pressuposto, que Elas (as Escrituras), têm a palavra final a respeito de tudo na vida de um cristão genuíno. 
    Cabe ressaltar, uma negligência quanto ao correto ensino Bíblico sobre os Dons, vimos em alguns lugares, o que pode ser chamado de "meninice" e até "carnalidade" com relação a este assunto, um emocionalismo exacerbado que deve ser revisto por muitos, e pedir a Deus para lhos darem entendimento da verdadeira motivação de seus corações quanto à expressão dos dons Espirituais, para assim, o nome do SENHOR seja cada vez mais engrandecido e glorificado.

SHALOM ADONAI

Leumane Rabelo

Fontes:

Artigo do Rev . Airton Williams, Igreja Episcopal Carismática do Brasil.
http://www.monergismo.com/textos/dons_espirituais/dons1_zaspel.htm
Comentário Bíblico, 1 Coríntios – João Calvino, Ed. Paracletos.