LIBERDADE DE EXPRESSÃO



LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

terça-feira, 17 de abril de 2018

DIANTE DOS MONTES DA VIDA

Texto Base:  Sl 121:1-2 e 125:1-2
Introdução:
Por que Davi, em um de seus mais belos salmos, refe­re-se, aos montes?
Os montes sempre exerceram fortíssima influência sobre o espírito do povo de Deus. Nessas elevações, vis­lumbravam os israelitas a magnitude divina. Foi no Sinai, aliás, que os hebreus adquiriramo os Dez Mandamentos. Ou­tras experiências espirituais tiveram eles nesses acidentes geográficos, bastante comuns em Israel.
O pastor Enéas Tognini compendia estas importantís­simas lições sobre a geografia da Terra Santa: “Israel pas­sou 400 anos no Baixo Egito, cujas terras são planas, onde não chove, pois confina com o medonho deserto do Saara. Esse povo passaria, sob o comando de Moisés, para Canaã (ou seja, Israel). terra de montes e vales, e onde a chuva é abundante no in­verno. Os montes exerceram poderosa influência no povo que cantou em sua poesia ou prosa os cumes e as elevações. A importância dos montes na Bíblia é muito grande: Arão, Moisés e Jesus morreram num monte;
A Bíblia nos diz que somos a Jerusalém de Deus. E ao analisarmos a geografia da Palestina, onde fica Israel,  todo o seu território é rodeado de Montes. E muitas lições nos são ensinadas neste salmo.
Montes podem significar diversas situações: provas, adversidades, desafios, etc.
TODOS nós, PASSAMOS, ESTAMOS PASSANDO OU PASSAREMOS
por algum tipo de Monte: diversidades, desafios em nossas vidas.
Não é fácil subir alguns montes, pois uns são pedregosos, muito altos, e para chegar ao topo tem uma longa e árdua subida.
É interessante perceber
     Salmo 121:1: ELEVO OS OLHOS PARA OS MONTES:
Mesmo sendo inevitáveis os montes, as dificuldades da vida, aprendo com a vida do salmista Davi, tanto quanto com o que este verso nos ensina que: TEMOS que encarar estes problemas e não fugir.
Muitas pessoas pensam que ignorando o problema, este será resolvido. Ledo engano, os problemas são solucionados quando os encarados de frente e não fugimos.

O ato de ELEVAR os olhos, significa encarar as adversidades.
O salmista não estava olhando acima do monte, e sim DIRETO PARA O MONTE.
Ex.:
–   Davi não fugiu de Golias, pelo contrário, o encarou, porque ele confiava no Senhor.
–  Josué e Calebe ao contrário dos outros dez espias quando foram à terra prometida, não fingiram que na Terra não existia os Gigantes, não negaram a dificuldade da conquista, porém olhando para adversidade, confiaram muito mais no tamanho do Deus que eles serviam.
ATENÇÃO:  Quem não encara seus problemas de frente, PERDE A OPORTUNIDADE de RESOLVÊ-LOS, DE APRENDER E SAIR FORTALECIDO.
OS MONTES QUE APARECEM EM  VIDA SÃO OPORTUNIDADES PARA CRESCIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL.
1º.) Monte é Lugar de Sacrifício e de Provisão
         O Monte Moriá,  foi onde Abraão foi instruído por Deus a sacrificar o filho da promessa (Isaque), porém, na hora do sacrifício, Deus providenciou o cordeiro para o lugar de Isaque.
O que significa Moriá? O professor Zev Vilnay, citado por Enéas Tognini, explica: “Os sábios de Israel pergunta­ram: – ‘Por que este monte se chama Moriá?’ – Porque vem da palavra ‘Mora’, que, em hebraico, significa temor.
Somente tendo TEMOR a Deus é que podemos oferecer  Sacrifício de Louvor, ou seja, obedecer a uma instrução divina, mesmo que isto custe um alto preço.
2º.) Monte é lugar de Batalha Espiritual
Monte Carmelo não é propriamente um monte. Faz parte, na realidade, de uma cordilheira de 30 quilômetros de comprimento. Sua largura oscila entre 5 a 13 quilômetros. O ponto mais elevado dessa serra não atinge 600 metros. O duelo de Elias com os falsos profetas deu-se exatamente no cume do monte Carmelo.
(I Reis 18:19) Travou-se no Carmelo um dos mais renhidos comba­tes entre a fé e a idolatria. Cheio do Espírito Santo, Elias desafiou 450 de profetas de Baal. A vitória, é claro, coube ao profeta do Senhor. Esse monte, em virtude dessa confrontação, é símbolo de prova e fogo.
  Foi em Monte que Jesus travou uma grande batalha com o Diabo (Mt 4);
3º.) Monte é lugar de Orientação
O Monte Sinai constitui-se de uma península montanhosa, localizada entre os golfos de Suez e Acaba.
* Nas Sagradas Escrituras, esse monte recebe três diferentes designações: Monte Sinai. Horebe e Monte de Deus.
* Nessa região, Deus apareceu a Moisés e o comissionou a libertar Israel do jugo faraônico. Da sarça ardente, clamou o grande Jeo­vá: “Eu sou o que sou”. Em frente a esse monte, ficaram os israelitas acampados por quase um ano.
* Nesse santo lugar, o Senhor entregou a Lei aos filhos de Israel (Êx 19 e Nm 10), ou seja, os Dez Mandamentos.
  • Foi em um Monte que Jesus ensinou as Bem-Aventuranças. O Famoso Sermão do Monte.
4º.) Monte é lugar de Revelação
Foi num Monte que Pedro, Tiago e João viram a transfiguração de Jesus, onde apareceram e conversaram com o Cristo: Moisés e Elias. Que SIMBOLIZA: A velha Aliança, Os profetas e a Nova Aliança.
Foi num Monte que IAWE ( O SENHOR) se revelou a Moisés no episódio da Sarça Ardente.
5º.) Monte é lugar de Vitória
 Foi em um Monte que Jesus:
– Agonizou;
– Foi crucificado
– Foi sepultado
  • MAS AO TERCEIRO DIA: RESSUSCITOU!!!
  • 40 dias Após ressurreição CRISTO ASCENDEU AO CÉU – ESTÁ SENTADO NO TRONO!!!
VOLTARÁ PARA BUSCAR A SUA IGREJA E COLOCARÁ SEUS PÉS NO MONTE DAS OLIVEIRA!!!!
JESUS VENCEU EM CIMA DO MONTE, E A PALAVRA DO SENHOR DIZ
Rm 8:37-39
CONCLUSÃO
          Portanto,
“Diante das dificuldades da vida, temos que encará-las confiantes  que o Senhor nos socorrerá.”
 A TUA ATITUDE DEMONSTRARÁ A SUA CONFIANÇA NO SENHOR
 Salmo 125:1-2
1 Os que confiam no SENHOR são como o Monte Sião, que não se abala, firme para sempre.
2 Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora para sempre.”

Porque Davi fala sobre o monte SIÃO?
Localizado na parte Leste de Jerusalém, o monte Sião ergue-se ali soberano e altivo. Com aproximadamente 800 metros de altura, ao nível do Mediterrâneo, é a mais alta montanha da cidade Santa. Designa-o desta forma o profe­ta Joel: “E vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade; e Jeru­salém será santidade; estranhos não passarão mais por ela” (Jl 3.17).
  Por isto, é que podemos confiar no SENHOR, pois seja quando estiver tudo bem, ou quando estivermos atribulados, JESUS sempre estará conosco, e:
Diante dos Montes da Nossa Vida, o Senhor Jesus nos ajudará:
  1. Apesar de termos que sacrificar ele trará PROVISÃO;
  2. Apesar de estarmos em uma sangrenta Batalha Espiritual, Ele estará ao nosso lado;
  3. Ainda que possamos passar por momentos que não sabemos mais o que fazer, Ele nos ORIENTARÁ;
  4. Podemos estar confusos e temerosos, mas Ele nos dará REVELAÇÃO;
  5. Até pode parecer que estamos perdendo a batalha, mas na guerra Ele nos dará VITÓRIA.!!!
ALELUIA!!!
GLORIFICADO SEJA O NOME DO SENHOR!!!
Shalom Adonai
Leumane Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário