LIBERDADE DE EXPRESSÃO



LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A EXPRESSÃO MAIS OUSADA DE UM CRISTÃO


 Texto Base: 1 Co 11:1 “Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”

INTRODUÇÃO

            Toda geração é marcada por ter seus ícones, seus “ídolos”, com sua forma de vestir, falar e agir.
Como que podemos ver na:

·                    Geração: “sexo, drogas e rock in roll” com suas bandas famosas;
·                    A geração paz e amor (Bob Marley, Raul Seixas, Caetano Veloso) – a galera que começou a popularizar a curtição da onda do baseado de maconha.  
·                    Da brilhantina, calça de boca de sino;
·                    A geração Coca-cola na década de 80, encabeçada pela banda brasiliense, Legião Urbana, com uma característica de questionar o sistema com músicas inteligentes e irreverentes;
·                    Geração das diretas já, dos Cara Pintada, até chegarmos à geração pós-moderna com seus fank’s e forrós apeladores para a sensualidade e sexualidade, além da apologia ao homossexualismo, drogas, etc.

Segundo, a pedagoga, Jussara de Barros, da Equipe Brasil Escola:

Por volta dos três, quatro anos de idade é comum que as crianças imitem irmãos, primos ou amigos durante as brincadeiras, o que é normal.
Isso acontece porque a criança começa a identificar, a perceber que as pessoas são diferentes.
Para formar a sua identidade passa então a experimentar novas emoções, sensações, buscando reconhecer aquilo que gosta e o que não gosta.
Durante toda a vida nos baseamos em outras pessoas, fatos ou coisas, seguindo exemplos, buscando referências que vão ao encontro de nossos objetivos. Com crianças e jovens isso também acontece, porém, de forma mais evidente.


            Em meio a tantos distúrbios comportamentais da comunidade cristã de Corinto, como podemos verificar ao longo do capítulo 10 - tais como IMORALIDADE SEXUAL, IDOLATRIA, POSTURA INCORRETA QUANTO ÀS FESTAS PAGÃS IDÓLATRAS E COMO O MAU USO DA LIBERDADE CRISTÃ, pois os corintos continuavam a imitar os povos pagãos - o Apóstolo Paulo, faz uso da

A EXPRESSÃO MAIS OUSADA DE UM CRISTÃO

“SEJAM MEUS IMITADORES COMO SOU DE CRISTO”

            Aprendemos com o APÓSTOLO PAULO, algumas lições:

   
1º)  NÃO É ERRADO SER REFERENCIAL PARA PESSOAS

            Pessoas imitam seus referenciais.
            Referenciais ajudam no caminho rumo a qualquer propósito nas diversas áreas da vida secular: Bons profissionais, bons professores,  bons pais, etc.
            Todos nós podemos ser referenciais em determinada área para alguém, isso é fato.

            O próprio Jesus disse para seus discípulos em Mateus 5:14:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;”

Ser Luz, é ser Referencial.


2º)  TENHA REFERÊNCIAIS COM NOTÓRIA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA

O que conhecemos da vida de Paulo é mais que suficiente para admirarmos  esse servo do Senhor. Ele nasceu em Tarso, uma das maiores cidades da  época, enquanto Saulo, era rico, culto e arrojado na perseguição aos cristãos, até ter sido alcançado pela Graça do Senhor Jesus Cristo, e tornou-se: Paulo - o Apóstolo dos Gentios, portanto, de assassino e perseguidor da igreja, passou a ser, perseguido,  sofredor pela igreja e grande pregador do Evangelho – TRANSFORMAÇÃO DE VIDA.

            Infelizmente, no meio cristão, os escândalos e o mau testemunho têm aumentado nos últimos anos, de forma muito triste, com isso a quantidade de bons referenciais na atualidade, tem diminuído quase que proporcionalmente, e como conseqüência, uma idéia equivocada tem  adentrado a igreja cristã:  “Não devemos olhar para o homem, e somente pra Deus”.

            Esta idéia está equivocada, porque nos deixa acomodado quanto à observância de que o Evangelho de Cristo é manifestado na vida do homem por Ele alcançado.
            Este conceito está equivocado porque se não acreditamos que o Evangelho transforma verdadeiramente o caráter dos Escolhidos, nossa fé não é verdadeira;


3º)  UMA PESSOA SERÁ REFERENCIAL ENQUANTO CRISTO FOR A SUA REFERÊNCIA

            O próprio Apóstolo Paulo afirma isso, colocando que ele era imitador de Cristo, por isso, que as pessoas podiam imitá-lo.

            Um cristão “luz do mundo” só será luz se a única luz que o iluminar for a Luz do mundo  - JESUS CRISTO

João 8:12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

CONCLUSÃO

            Concluímos que somos o que somos devido aos vários referencias que temos e seguimos  ao longo de nossa vida. Quanto mais nossos referenciais forem parecidos com Cristo, mais pareceremos também com Cristo, e assim, seremos referenciais para outras pessoas e marcaremos uma geração.
            Para isso devemos despojar de nossos interesses egocêntricos e  procurar agir como o próprio Apóstolo Paulo procurava agir:

1 Co 10:32,33 “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.”

            Ser imitador de Cristo, é simplesmente ter um coração humildemente servo, sem soberba e dando a primazia a nossos irmãos, é procurarmos sermos abençoadores e não querermos toda hora e somente sermos abençoados.


“SEJAM MEUS IMITADORES COMO SOU DE CRISTO”

É A EXPRESSÃO MAIS OUSADA DE UM CRISTÃO
 E REQUER AUTORIDADE E VIDA DE CRUZ 

Shalom Adonai

Nenhum comentário:

Postar um comentário